TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTIGMAS E PRECONCEITOS

Titulação do(s)
Professor(es)

Mário Lúcio de Lima Nogueira: Mestrado em Educação; Mestrado em
Aplicações Militares; Especialização em Orientação Pedagógica em
Educação a Distância; Especialização em Docência do Ensino Superior;
Especialização em Educação Especial Altas Habilidades; Especialização
em Psicopedagogia; Especialização em Psicotécnica Militar; Graduação em
Formação de Oficiais da Ativa do Exercito.
Eloiza da Silva Gomes de Oliveira: Doutorado em Educação; Mestrado em
Psicologia Escolar; Especialização em Supervisão Escolar; Graduação em
Pedagogia; Graduação em Psicologia.
Patricia Braun: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação;
Especialização em Psicopedagogia; Graduação em Pedagogia com
habilitação em Educação Especial.
Márcia Souto Maior Mourão Sá: Doutorado em Educação; Mestrado em
Educação; Especialização em Formação Em Psicopedagogia; Graduação
em Psicologia.
Márcia Denise Pletsch: Doutorado em Educação; Mestrado em Educação;
Especialização em Altas Habilidades; Graduação em Educação Especial –
Habilitação Deficiente Mental.

Carga horária 110h

EMENTA
Educação e inclusão de portadores de necessidades especiais na escola e na sociedade.
Estigmatização, marginalização, educação, integração social. Preconceitos, diferenças individuais,
cidadania, adaptações curriculares. A inclusão das diferentes raças, a inclusão das mulheres, dos
menores de rua, presidiários, homossexuais, dependentes químicos, a inclusão dos soropositivos etc.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Estigma e autoconceito
2. Dinâmica das relações familiars
3. A sexualidade e o indivíduo com necessidades especiais
4. A formação da identidade do indivíduo com necessidades especiais
5. O papel da escola na socialização e na construção da cidadania do indivíduo com necessidades
especiais
6. O respaldo e as bases legais para a inserção no mercado de trabalho
7. A formação profissional na escola: oficinas protegidas e abertas
8. A realidade do panorama nacional: programas de educação profissionalizante
9. A visão internacional e nacional sobre educação inclusiva: o panorama real
10. O que dizem as pesquisas sobre educação especial
11. O ensino em ambientes informatizados
12. Softwares educacionais na educação especial
13. A adaptação do material tecnológico às necessidades especiais
14. A educação a distância como recurso facilitador no processo ensino-aprendizagem de indivíduos
com necessidades educacionais especiais
15. A informática como instrumento de comunicação alternativa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ORRÚ; Sílvia Ester (Org.). Para Além da Educação especial: avanços e desafios de uma educação
inclusiva. Rio de janeiro: Wak, 2014.
SEGALLA, Juliana Izar Soares da Fonseca; MARTA, Tais Nader. Direito à Educação Inclusiva: um
direito de todos. Editora Verbatim: 2013.
ACIEM, Tânia Medeiros SALA, Eliana (Org.). Educação Inclusiva. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.
BACILA, Carlos Roberto. Estigmas: um estudo sobre os preconceitos. 3. ed. Lumen Juris, 2014.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CUNHA, Nilton Pereira da. O Ensino Superior e a Educação Inclusiva: o direito à igualdade e à
diferença. Pernanbuco: CEPE, 2013.

De 100h até 149h

R$ 149/mês

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Acima de 150 horas

R$ 199/mês

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Até 99 horas

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