TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Titulação do(s)
Professor(es)

Dayse Carla Gênero Serra: Doutorado em Psicologia Clínica; Mestrado em
Educação; Especialização em Psicopedagogia Educacional; Especialização
em Orientação Educacional; Graduação em Pedagogia.

Carga horária 100h

EMENTA
A psicopedagogia e sua aplicabilidade na escola; desafios, processos e como se dá a aprendizagem;
contribuições e operacionalização de algumas teorias que embasam a prática pedagógica; indisciplina
na escola e distúrbios de conduta; construção do currículo; planejamento escolar; avaliação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Conhecendo a psicopedagogia e sua aplicabilidade
2. Psicopedagogia institucional na escola: desafios e processos
3. Aprendizagem: o que é e como se processa na visão psicopedagógica
4. A intervenção psicopedagógica institucional nas dificuldades de aprendizagem
5. Dificuldades de aprendizagem, fracasso escolar e práticas pedagógicas
6. Contribuições nas teorias de Piaget e Vygotsky no cotidiano escolar
7. Afetividade e aprendizagem: contribuições da teoria do vínculo de Pichon-Rivière para as práticas
pedagógicas
8. Grupos operativos e psicodrama educacional
9. A indisciplina na escola e os distúrbios de conduta como problemas reativos de aprendizagem
10. Construção da ética e da moralidade no cotidiano escolar: uma leitura piagetiana
11. A construção do currículo na escola segundo a psicopedagogia
12. O planejamento escolar como instrumento de prevenção das dificuldades de aprendizagem
13. A avaliação escolar como instrumento de diagnóstico de rendimento do aluno e como parâmetro
do replanejamento das práticas pedagógicas
14. A psicopedagogia institucional na escola inclusiva
15. Família e aprendizagem

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SERRA, Dayse Carla Gênero. Teorias e práticas da psicopedagogia institucional. Curitiba: IESDE,
2006.
WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de
aprendizagem. 14. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
WEISS, M. L. Reflexões sobre o diagnóstico psicopedagógico. In: BOSSA, Nadia Aparecida. A
Psicopedagogia no Brasil. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

De 100h até 149h

R$ 149/mês

R$ 149/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Acima de 150 horas

R$ 199/mês

R$ 199/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Até 99 horas

R$ 99/mês

R$ 99/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único