TEORIAS DA APRENDIZAGEM
Titulação do(s)
Professor(es)

Valéria da Hora Bessa: Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em
Psicologia Social; Graduação em Psicologia.

Carga horária 120h

EMENTA
Abordagem panorâmica das diversas teorias da aprendizagem, destacando Celestin Freinet, Maria
Montessori, Piaget, Vygotsky, Wallon, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Howard Gardner, Phlippe

Pherrenoud, Jerome Brumer e David Ausubel. A diferenciação teórica das pedagogias liberal-
tradicional, liberal-tecnicista, construtivista e progressista. A discussão acerca dos métodos de ensino

e a articulação de diversas teorias.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. A aprendizagem e o processo de aprender
2. As políticas educacionais e as práticas pedagógicas liberais
3. A escola e as práticas pedagógicas renovadas
4. A escola e as práticas pedagógicas progressistas
5. A teoria de Jean Piaget
6. O desenvolvimento social e a construção do juízo moral
7. A teoria sócio-histórico-cultural do desenvolvimento
8. A teoria de Vygotsky: pensamento e linguagem
9. A teoria de Henri Wallon
10. A teoria de Henri Wallon: emoção, movimento e cognição
11. Emília Ferreiro e a Psicogênese da língua escrita
12. A aprendizagem segundo o método montessoriano
13. Cèlestin Freinet e o método natural
14. A pedagogia libertadora de Paulo Freire
15. Madalena Freire e a aprendizagem profissional
16. Bruner e a aprendizagem em espiral
17. Ausubel e a aprendizagem significativa
18. Howard Gardner e a Teoria das Múltiplas Inteligências
19. Philippe Perrenoud e a Teoria das Competências
20. Teorias da aprendizagem e a formação de professores
21. Didática: base da aprendizagem ou método ultrapassado?
22. A formação do professor e a prática pedagógica

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRUNER, J. S. Uma Nova Teoria da Aprendizagem. Rio de Janeiro: Bloch, 1969.                                                              LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Martha Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky e Wallon:
teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de Ensino-Aprendizagem. 32. ed.
Petrópolis: Vozes, 2011.

De 100h até 149h

R$ 149/mês

R$ 149/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Acima de 150 horas

R$ 199/mês

R$ 199/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Até 99 horas

R$ 99/mês

R$ 99/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único