NATUREZA E SOCIEDADE
Titulação do(s)
Professor(es)

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis: Doutorado em Educação; Mestrado
em Educação; Graduação em Pedagogia.

Carga horária 50h

EMENTA
A criança, a natureza e a sociedade. Da teoria à prática. Relação interacionista.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. As diferentes concepções das relações entre sociedade e natureza
2. Conhecimento do mundo social e natural
3. Pensamento socioambientalista
4. Sustentabilidade social e ecológica
5. Ética e ambiente
6. Mundo social e natural e o cuidado humano
7. Compreendendo o ambiente vivido na Educação Infantil
8. Compreendendo as relações sociedade e natureza na Educação Infantil
9. Ensinando as crianças a cooperarem
10. Interdisciplinaridade
11. Questões para aprofundamento

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
SEBER, Maria da Glória. Brincadeira sensório-motora e imitação. In:______. Construção da
inteligência pela criança. São Paulo: Scipione, 2003.
PIAGET, Jean; INHELDER, Barbel. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
RAMOZZI-CHIAROTTINO, Zelia. Psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget. São Paulo:
EPU, 2004.
KAMII, Constance; DEVRIES, Retha. Jogos em grupo na educação infantil: implicações da teoria de
Piaget. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.

De 100h até 149h

R$ 149/mês

R$ 149/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Acima de 150 horas

R$ 199/mês

R$ 199/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Até 99 horas

R$ 99/mês

R$ 99/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único