METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA

Autor(es) do livro

Marta López: Mestranda em Letras Neolatinas – área de Estudos Literários Neolatinos, opção Literaturas
Hispânicas – na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui Licenciatura em Filologia
Hispânica pela Universidade de Barcelona (diploma revalidado pela Universidade Federal de Minas Gerais
como Licenciada em Letras com Habilitação em Espanhol) e especialização em Formação Pedagógica –
Letras (CAP) pela Universidade de Barcelona, além de formação complementar como professora de E/LE
pela International House/IL3 – Universidade de Barcelona. Tem experiência como docente de espanhol
como língua estrangeira no Brasil e na Espanha, formadora de professores de espanhol, avaliadora dos
exames DELE (Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira), tutora do AVE (curso de espanhol em
línea do Instituto Cervantes) e na organização de eventos culturais relacionados ao mundo hispânico.
Janaína Pires de Oliveira: Especialista em Tradução de Espanhol pela Universidade Gama Filho (UGF),
graduada em Letras Português/Espanhol e Respectivas Literaturas pela Universidade Tuiuti do Paraná
(UTP) e em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Atualmente é
técnica pedagógica de LEM e CELEM do Núcleo Regional da Educação de Curitiba. Tem experiência na
área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.
Gisele Rodrigues da Silva: Mestre (Máster) em Enseñanza de Español como LE pela Universidad
Internacional Menéndez Pelayo e Instituto Cervantes (Espanha), especializada em Ensino de Línguas
Estrangeiras Modernas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e graduada em Letras
Português/Espanhol pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora colaboradora de língua
espanhola no Instituto Cervantes de Curitiba e aplicadora das provas DELE (Diploma de Español como
Lengua Extranjera). É também tradutora juramentada das línguas portuguesa e espanhola desde agosto
de 2012 e professora concursada do Estado do Paraná desde 2015.

 

EMENTA
Método, metodologias e abordagens. Os diferentes enfoques comunicativos no ensino de língua espanhola. Diretrizes
curriculares para o ensino de língua espanhola. Estratégias para o ensino das habilidades linguísticas em língua
espanhola. O ensino da cultura hispano-americana e espanhola. Os materiais didáticos de língua espanhola.
Atividades de aprendizagem on-line e off-line. Planejamento de aulas e avaliação. Reflexões críticas sobre a docência
da língua espanhola. Certificados oficiais.

CONTEÚDOS
1. Principais métodos e abordagens no ensino do espanhol como língua estrangeira
2. Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de língua estrangeira
3. Planejamento de aulas e elaboração de unidade didática
4. Análise e criação de materiais didáticos
5. Expressão escrita e compreensão leitora em E/LE
6. Expressão/interação oral e compreensão auditiva em E/LE
7. Gramática de E/LE para brasileiros
8. Interculturalidade: cultura hispânica nas aulas de E/LE

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes,1993.
CASSANY, Daniel. Expresión escrita en L2/ELE. Madrid: Arco/Libros, 2005.
MATTE BON, Francisco. Gramática comunicativa del español. Tomos I e II. Madrid: Edelsa, 2004.
MELERO ABADIA, Pilar. Métodos y enfoques en la enseñanza/aprendizaje del español como lengua extranjeras.
Madrid: Edelsa, 2000.
RICHARDS, J. C. y T. S. RODGERS. Enfoques y métodos en la enseñanza de idiomas. Madrid: Cambridge University
Press, 1998. 2a edición 1986.
SÁNCHEZ LOBATO, J. y SANTOS GARGALLO, I. (dir.) Vademécum para la formación de profesores. Enseñar
español como segunda lengua (L2)/ lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARALO, Marta. La adquisición del español como lengua extranjera. Madrid: Arco/Libros, 1999.
FANJUL, A. P. Português e espanhol: línguas próximas sob o olhar discursivo. São Carlos: Claraluz, 2002.
MORENO FERNÁNDEZ, Francisco. Qué español enseñar. Madrid: Arco/Libros, 2000.
PARAQUETT, M. Multiculturalismo y aprendizaje de lenguas extranjeras. In: Actas del II Simposio Didáctica de
E/LE José Carlos Lisboa. Rio de Janeiro: Instituto Cervantes, 2005.
RODRIGUES, I. C.; GIORGI, M. C. Trajetórias em enunciação e discurso: formação de professor. São Carlos: Clara
Luz, 2009, v.2.
ROJO, R. H. R.; MOITA LOPES, L. P. Avaliação crítica e propositiva dos PCNEM – PCN+, Área de linguagens,
códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras). Brasília: SEMTEC, 2005.

De 100h até 149h

R$ 149/mês

R$ 149/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Acima de 150 horas

R$ 199/mês

R$ 199/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Até 99 horas

R$ 99/mês

R$ 99/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único