COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM MARKETING
Professor(es) Márcio Roberto Camarotto e Marcelo Esteves Alves
Carga horária sugerida 50h

EMENTA
Introdução a comunicação de marketing; A marca; Processo de comunicação integrada; Propaganda;
Relações Públicas; Promoções de Vendas; Marketing Direto; Internet; Venda Pessoal; Patrocínio;
Eventos; Boca a boca; Comunicação interna nas organizações; Comunicação integrada na prática.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. O marketing e a comunicação integrada
2. Processo e planejamento da
Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
3. Propaganda e mídias
4. Promoção de vendas e merchandising
5. Vendas e a comunicação pessoal
6. Marketing direto
7. Relações públicas, eventos e publicidade
8. Marketing digital
9. Gestão financeira da Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
10. Estratégias de negócio e a CIM
11. Redes sociais
12. Comunicação organizacional

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 16. ed. São Paulo: Pearson, 2006.
LAMB JR., C. W.; HAIR JR., J. F.; MCDANIEL, C. Princípios de Marketing. São Paulo: Pioneira
Thomson Learning, 2004.
OGDEN, J. R. Comunicação Integrada de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
PINHEIRO, D.; GULLO, J. Comunicação Integrada de Marketing: gestão dos elementos de
comunicação – suporte às estratégias de marketing e de negócios da empresa. São Paulo: Atlas,
2005.

De 100h até 149h

R$ 149/mês

R$ 149/mês

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Acima de 150 horas

R$ 199/mês

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Até 99 horas

R$ 99/mês

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