COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Professor(es) Luiz Roberto Dias de Melo
Carga horária sugerida 50h

EMENTA
Comunicação Empresarial na Sociedade da Informação; Fundamentos da Comunicação Interpessoal;
Linguagem Corporal; Timidez; Estilos; Apresentação Individual; Excelência em Improviso; Preparação
de Recursos; Palestra de Negócios; Comunicação Empresarial e Ética.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. O que é Comunicação Empresarial?
2. Teorias da Comunicação
3. Comunicação Empresarial: natureza, abrangência, função
4. Comunicação Empresarial como ferramenta estratégica de gestão
5. Reputação institucional
6. Comunicação interna
7. Pensamento complexo na empresa e na comunicação
8. Comunicação de marketing, propaganda institucional e corporativa
9. Ética, relacionamento com clientes e outros públicos
10. Relações com clientes e gestão de crise
11. Fundamentos da comunicação interpessoa
12. Eficácia na comunicação oral

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARGENTI, Paul A. Comunicação Empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação.
Tradução de: Adriana Rieche. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
KUNSCH, M. M. K. (Org.). Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. São
Paulo: Saraiva, 2009. v. 1.
NEVES, Roberto de Castro. Comunicação Empresarial Integral: como gerenciar imagem, questões
públicas, comunicação simbólica, crises empresariais. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2000.
VILALBA, Rodrigo. Teoria da Comunicação: conceitos básicos. São Paulo: Ática, 2006.

De 100h até 149h

R$ 149/mês

R$ 149/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Acima de 150 horas

R$ 199/mês

R$ 199/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Até 99 horas

R$ 99/mês

R$ 99/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único