Estamos em um estágio social, em que o Treinamento Físico bem orientado, tem sido considerado, a luz da ciência fundamentada em evidências, um excelente aliado na melhora da saúde física, mental e social do ser humano. Diante desta realidade, as pessoas tem procurado por profissionais com formação acadêmica comprovada, e que atuem com a competência científica que a contemporaneidade exige, em uma área comprovadamente relevante para a potencialização da qualidade de vida.

Portanto, a Biomecânica e a Cinesiologia são áreas do conhecimento científico de fundamental importância para um planejamento e desenvolvimento de um Programa de Treinamento Físico de qualidade, instrumentalizando o profissional da área de saúde, com os recursos necessários para exercer sua prática profissional com competência no atual mercado de trabalho, cada vez mais exigente.

A Biomecânica e a Cinesiologia se complementam, facilitando e dando mais segurança aos critérios de organização e evolução do Treinamento físico, respeitando a segurança, a evolução da complexidade dos gestos e movimentos corporais, como também minimizando, evitando ou fundamentando estratégias de reabilitação de lesões musculoesqueléticas.

Objetivo

Oportunizar aos Profissionais de Educação Física e outros profissionais da área de saúde, que tenham a comprovação do curso superior, conhecimentos aprofundados na área de Biomecânica, Cinesiologia e Treinamento Físico, no sentido de se capacitar à desenvolver e aplicar estratégias científicas atualizadas e seguras na prática profissional, buscando o melhor desempenho possível do corpo humano, tanto no esporte quanto em atividades de vida diária, com a segurança e o devido respeito às individualidades biológicas.

Público-Alvo

Graduados em Educação Física, Fisioterapia, Medicina e outros Profissionais da área de Saúde com curso superior concluído.

Disciplinas/Módulos:

  1. Matriz Curricular:
  Disciplinas Carga horária
1 Fisiologia Neuromuscular Aplicada ao Desempenho Humano 20 horas
2 Atividade Física Adaptada para Grupos Especiais – Obesidade e Diabetes 40 horas
3 Cinemática Aplicada à Biomecânica e ao Treinamento Físico 20 horas
4 Biomecânica do Treinamento de Corrida 20 horas
5 Biomecânica do Treinamento de Funcional 20 horas
6 Biomecânica Aplicada ao Treinamento de Força 40 horas
7 Nutrição e seus Aspectos Bioquímicos 20 horas
8 Periodização do Treinamento Físico 20 horas
9 Avaliação Funcional 20 horas
10 Teoria do Treinamento Esportivo 20 horas
11 Fisiologia Cardiorrespiratória e Endócrina Aplicada ao Treinamento 20 horas
12 Anatomia Funcional de Membros Superiores, Inferiores e Coluna Vertebral 40 horas
13 Mecânica dos Tecidos 20 horas
14 Metodologia da pesquisa científica 60 horas
  Carga horária total obrigatória: 380 horas.

Área de conhecimento:

Saúde

Composição do material didático:

Aulas em Vídeo

Livros em PDF

Duração do curso:

4, 7, 9 e 12

Grade Curricular

Módulos Disciplina Nº de Aulas Carga Horária

Módulo 4

14

140 aulas

380 horas

Total: 380 horas

Carga horária total

380 horas