ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
Professor(es) Fabiano Larentis
Carga horária sugerida 30h

EMENTA

Estudo e compreensão das Técnicas de Negociação, da política de gestão comercial das empresas.
Estratégias e aplicação do composto de marketing. As diferentes fases e técnicas de vendas para
alavancar os resultados da empresa. Definição de varejo; Desenvolvimento do varejo; O varejo no
Brasil; O varejo na economia; Oportunidades no varejo; Tipos de Varejo; Varejistas baseados em lojas;
Natureza do composto do varejo; Vendas no varejo; Varejo sem lojas, eletrônico e de catálogos
marketing – mix do varejo: produtos, preços, ponto, promoção, apresentação e pessoal; Varejo e
canais de distribuição.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Técnicas de negociação e vendas: conceitos introdutórios
2. A atividade comercial e o profissional de vendas
3. Vendas e marketing
4. O cliente e a área comercial
5. Comunicação e vendas
6. Fases de venda e suas técnicas
7. Planejamento e previsão em vendas
8. Organização da força de vendas
9. Preparação e liderança das equipes de vendas
10. Remuneração e controle da força de vendas

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

De 100h até 149h

R$ 149/mês

R$ 149/mês

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Acima de 150 horas

R$ 199/mês

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Até 99 horas

R$ 99/mês

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