ADMINISTRAÇÃO DE MERCADO EXTERIOR
Professor(es) Cristiano Morini, Regina Célia Faria Simões e Valdir Iusif Dainez
Carga horária sugerida 30h

EMENTA
Sistema de comércio internacional. Organismos multilaterais. Globalização e mega-mercados. Balança
comercial. Tarifas e regulações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução ao comércio internacional
2. Teorias do comércio internacional
3. Balanço de pagamentos
4. Política comercial
5. Instituições internacionais promotoras e reguladoras do comércio internacional
6. Integração econômica regional
7. Estratégias globais
8. Formas de internacionalização
9. A organização da empresa para o comércio exterior
10. Habilitação para Exportar e despachos aduaneiros

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAPTISTA, L. O. Contratos internacionais: uma visão teórica e prática. Rio de Janeiro: Saraiva, 1994.
CARNIER, L. R. Marketing internacional para brasileiros. 4. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2004.
VAZQUEZ, J. L. Comércio exterior brasileiro. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2009
LEWIS, Jordan. Alianças Estratégicas. São Paulo. Pioneiras, 1992.

De 100h até 149h

R$ 149/mês

R$ 149/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Acima de 150 horas

R$ 199/mês

R$ 199/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único

Até 99 horas

R$ 99/mês

R$ 99/mês

  • Internet: Acesse de onde quiser
  • Livros em PDF
  • Pagamento único